Para participar da comunidade do Comunicação da Ater crie sua conta ou efetue o login:

Registre-se no Portal Login

Sobre a Comunidade

A ação da Assistência Técnica e Extensão Rural se dá necessariamente por  métodos e meios de comunicação e estes são utilizados de acordo com uma concepção ou abordagem metodológica, a qual em grande parte define a abordagem ou forma de fazer Ater. Ou seja, a maneira com que o agente de desenvolvimento ou extensionista se relaciona com as famílias e a comunidade rural se dá de acordo com conceitos e teorias, os quais fundamentam o uso dos métodos e meios de comunicação.

Por esta razão a questão metodológica ocupa espaço privilegiado tanto na literatura como na prática e na formação dos agentes de desenvolvimento e ou extensionistas. Os serviços de Ater dão muita atenção às estratégias metodológicas e ao uso dos meios de comunicação. De acordo com os manuais de metodologia e comunicação, toda a ação extensionista requer um planejamento detalhado dos métodos e meios a serem utilizados de acordo com o objetivo da ação extensionista para envolver, motivar, organizar e instruir as famílias rurais. A questão que se impõe é em relação aos objetivos e a forma como estes métodos e meios são concebidos e desenvolvidos.

Definida a nova política de Ater, em 2003, a partir de amplo debate com a sociedade, o MDA/SAF retomou os serviços de Extensão Rural no país, a partir de um sistema descentralizado de Ater. Os recursos cresceram possibilitando a reestruturação das organizações de Ater, aumentando a qualidade e a abrangência dos serviços. Muitos conteúdos foram fortalecidos, no campo do desenvolvimento rural sustentável e da agricultura familiar. As Redes Temáticas de Ater focam temas estratégicos para a agricultura familiar. Apoiadas pelo Portal da Cidadania organizam e disponibilizam conteúdos para os agentes de desenvolvimento e agricultores familiares.

Com o sancionamento da Lei 12.188/2010 as possibilidades de ampliação dos serviços públicos de Ater é ainda maior. Desta forma, é oportuno engendrar esforços no sentido de retomar a questão da comunicação na Ater pública, que é a formação da Rede Temática de Comunicação da ATER, com o objetivo de realizar a comunicação social para o desenvolvimento rural sustentável, com base na agricultura familiar e orientada na Lei nº 12.188/2010.     

Categorias desta comunidade

Conteúdo não disponível