Para participar da comunidade do Leite crie sua conta ou efetue o login:

Registre-se no Portal Login

Sobre a Comunidade

A Rede Temática do Leite é composta de um grupo de atores chamados de articuladores estaduais, que induzem as ações governamentais e não governamentais em prol da produção de leite oriunda da agricultura familiar. Isso acontece devido à importância dos agricultores familiares na produção de leite, onde representam 52% do Produto Interno Bruto PIB originado do leite. O setor está em transformação desde o início dos anos 1990 e as transformações econômicas que ocorreram forçam os atores do setor a se organizar.

Diversos fatores impactaram o caminho trilhado pelo setor leiteiro nos últimos anos, ressaltando o período compreendido entre a abertura comercial no início dos anos de 1990 ao primeiro saldo positivo na balança comercial de produtos lácteos em 2004. As ações da Rede Temática do Leite visam contemplar todas as demandas do setor leiteiro da agricultura familiar e os articuladores dessa rede são peças fundamentais nesse contexto.


Categorias desta comunidade

Saiba Mais

Demais informações.

Assistência Técnica e Extensão Rural Ater

Ater nos estados, bem como a capacitação de técnicos e produtores de acordo com o recurso anual aplicado pelo MDA nas Instituições Estaduais de Ater.

Agricultura Familiar

Importância na produção de leite brasileira, participação no PIB, aspectos regionais de produção, importância do leite na composição de renda do produtor, custo de produção e programas governamentais.

Ambiente Organizacional

Contribuição de governos, federais e estaduais, entidades de representação de classe, Bancos, Universidades, Instituições de Pesquisa e de Ater na produção de leite brasileira.

Ambiente Institucional

Leis e normas que regulam a produção de leite brasileira contemplando desde a produção primária, industrialização e mercado consumidor.

Mercado internacional

Avaliação econômica da produção de leite no mundo contemplando os países de relevância no mundo nos segmentos da produção, exportação, importação e consumo.

Mercado interno

Avaliação econômica do mercado interno brasileiro com base nos dados de produção, consumo, importação, exportação, variação de preços, custo e crédito para a agricultura familiar.

Cooperativismo

Cooperativismo leiteiro brasileiro, cooperativas da agricultura familiar, programas governamentais para cooperativas leiteiras e gestão de cooperativas.

Reprodução

Reprodução do rebanho leiteiro frente às dificuldades encontradas pelos produtores de leite, bem como FIV e TE.

Genética

Genéticas aplicadas à agricultura familiar de acordo com as variações climáticas, de solo, vegetação, pacote tecnológico e escala de produção.

Sanidade do Rebanho

Orientações de sanidade do rebanho leiteiro diante das recomendações técnicas do calendário sanitário para o uma produção de acordo com as normas internacionais de produção.

Gestão

Ferramentas de gestão da propriedade leiteira, bem como e orientações técnicas de anotação de dados, geração de informação e de conhecimento.

Qualidade do Leite

Como se obter um leite com qualidade desde a higiene de ordenha a sanidade do úbere e limpeza de equipamentos de ordenha.

Nutrição

Alimentação do rebanho leiteiro contemplando a categoria de volumosos, concentrados e a mineralização.