Para participar da comunidade do Biodiesel crie sua conta ou efetue o login:

Registre-se no Portal Login

Sobre a Comunidade

A Rede Temática do Biodiesel tem como objetivo articular e apoiar a inserção da agricultura familiar na cadeia do biodiesel e potencializar as ações da Ater, promovendo o acesso às políticas públicas,  auxiliando a organização da base produtiva de oleaginosas da agricultura familiar.

As principais ações da Rede são integrar as ações das empresas estaduais de Ater com as das empresas de biodiesel e com a base produtiva  de oleaginosas da agricultura familiar nos Pólos de Biodiesel, de estimular a capacitação, a organização e a ação de cooperativas e associações de agricultores familiares na cadeia do biodiesel e promover troca de informações e experiências entre os articuladores das ações executadas nos estados.

A produção do biodiesel no Brasil representa o desenvolvimento de uma fonte energética sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e social, reduzindo a emissão de poluentes, gerando renda e inserindo agricultores familiares na cadeia produtiva do biodiesel por meio do Selo Combustível Social.

O Selo é um componente de identificação concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA) aos produtores de biodiesel que promovam a inclusão social de agricultores familiares enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por meio da aquisição de matéria prima, da efetivação de contratos de garantia de compra de oleaginosas e prestação de serviços gratuitos de assistência técnica.

Estima-se que hoje 100 mil agricultores familiares participam do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, organizados pelo MDA por meio do projeto Pólos de Biodiesel. A área de abrangência dos Pólos foi definida como prioritária para as ações da Rede.

   


Categorias desta comunidade

Legislação e Normas

Leis e normas que regulam a produção de Biodiesel no Brasil.

Selo Combustível Social

Informações sobre o Selo Combustível Social - componente de identificação concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário aos produtores de biodiesel.

Mercado Interno

Informações sobre o mercado interno do biodiesel, tais como: consumo, projeções, cotações de matéria prima e leilões de biodiesel.

Organização da Base Produtiva

A organização da base produtiva de oleaginosas ocorre por meio da instalação e acompanhamento de Grupos de Trabalho e apoio aos Núcleos de Produção Familiar.

Projetos em Execução

Os projetos apoiados pelo MDA, executados em parceria com diversas instituições, vão da pesquisa e transferência de tecnologias com oleaginosas até a organização da base produtiva.

Pesquisas Atuais

As pesquisas sobre oleaginosas para agricultura familiar são de fundamental importância para orientar as recomendações técnicas dos extensionistas e agricultores familiares.