Para participar da comunidade do Rede Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos crie sua conta ou efetue o login:

Registre-se no Portal Login

Sobre a Comunidade

No ano de 2006 o Governo Federal publicou, por meio do Decreto Presidencial Número 5.813 de 22 de junho de 2006, a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O seu objetivo é “garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional das plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional”.

A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos possui 17 Diretrizes e traz uma, em especial, em que se pretende - “promover a inclusão da Agricultura Familiar nas cadeias e nos arranjos produtivos das plantas medicinais, insumos e fitoterápicos”.

A abordagem sistêmica, participativa e descentralizada propicia um ambiente favorável para o desenvolvimento de planos de trabalho específicos e a construção de uma visão estratégica de apoio e fomento aos arranjos produtivos locais e regionais o que fortalecerá as Cadeias de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Essa estratégia envolve representantes que atuam em âmbito nacional, estadual e local com o objetivo de fortalecer as cadeias de produtos medicinais e fitoterápicos através da integração de ações que visam a implementação do marco legal e da construção de mercados sustentáveis.

A Rede Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, pretende aproximar e ligar, de forma produtiva, os diversos componentes da agricultura familiar - desde agricultores familiares até Instituições de extensão rural, pesquisa e ensino, públicas e privadas e órgãos governamentais responsáveis pelo tema - para que, juntos, possam trabalhar pelo desenvolvimento do segmento no País.

Categorias desta comunidade

Conteúdo não disponível

Lista de espécies SUS

Apresenta as espécies recomendada pelo SUS.