Para participar da comunidade do Rede Biossegurança crie sua conta ou efetue o login:

Registre-se no Portal Login

Sobre a Comunidade

A comunidade Biossegurança é um espaço colaborativo que visa promover o intercâmbio de informação e conhecimento entre especialistas e interessados na temática  Biossegurança, Segurança Alimentar e Nutricional e Soberania Alimentar.

O intuito da comunidade é gerenciar  e disseminar conteúdos e fomentar os debates, discutindo os efeitos das biotecnologias agrícolas na economia e na sociedade,  e a relevância da adoção do Princípio da Precaução e da avaliação do risco para a saúde humana,  animal e dos ecossistemas naturais. 

Além de oferecer recursos de comunicação e interação via Internet, neste espaço estão disponíveis informações científicas e técnicas, resultados de pesquisas e de análises críticas, autônomas em relação à posicionamentos ideológicos que ainda dividem o debate na atualidade.

O resultado é a construção de rede social, que se consolida em um canal de diálogo e articulação permanente entre atores da Sociedade Civil e do Poder Público.

A Rede busca gerar acúmulo que contribua para a orientação de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e o fortalecimento da Agricultura Familiar.

 

Categorias desta comunidade

Audiovisual

Material informativo sobre transgênicos: vídeos, áudios, palestras e apresentações.

Contaminação e Coexistência

Conteúdos e relatos sobre a contaminação transgênica.

Alternativas ao uso de transgênicos

Informações sobre experiências em Agroecologia e Tecnologias Sociais.

Aspectos produtivos

Esta categoria contém informações sobre a produtividade dos transgênicos

Aspectos sócio-econômicos

Impactos na economia e sociedade do uso de biotecnologias agrícolas.

Base de Dados

Estudos e pesquisas, publicadas em revistas e periódicos, elaboradas por instituições de ensino, laboratórios, empresas públicas e privadas, do Brasil e de outros países.

Cenário dos OGM´s

Listagem dos países livres de transgênicos. Dados e estatísticas sobre as culturas de transgênicos: área plantada, custo de produção, produtividade, entre outros.

Comissão Técnica Nacional de Biossegurança

Avaliação da atuação da CTNBio. Crítica institucional.

Direitos dos consumidor

Comunicação do risco. Informação. Rotulagem. Rastreabilidade

Milho

Acompanhamento das iniciativas de cadastro de entidades que desenvolvem trabalhos de resgate, manejo e/ou conservação de cultivares locais, tradicionais ou crioulas.

Patentes e pagamento de royalties

Conteúdos e questões sobre Propriedade Intelectual.

Regulação

Competências dos órgãos do Poder Público sobre a matéria. Recursos apresentados ao CNBS. Pareceres divergentes entre membros da CTNBio.

Riscos para a saúde humana e animal

Esta categoria discute os efeitos do consumo de transgênicos na saúde humana e animal.

Riscos para o Meio Ambiente

Esta categoria inclui estudos sobre efeitos da introdução de OGMs nos ecossistemas naturais.

Segurança Alimentar e Nutricional e Soberania Alimentar

Discussão da prerrogativa dos transgênicos no combate à fome. Trajetórias tecnológicas da produção de alimentos. Industrialização e homogeneização dos hábitos alimentares dos povos.

Temas para reflexão

*Reducionismo científico. *Decisões políticas tomadas por cientistas?*Trajetórias tecnológicas: escolhas feitas socialmente, dentro dos mecanismos de representações e pressão social, configurados historicamente.

Legislação

Legislação brasileira em vigor. Legislação Internacional. Protocolo de Cartagena. Convenção Aarhus. Codex Alimentarius. Proteção dos cultivares. Resumos e avaliação crítica da Legislação.