Para participar da comunidade do Alimentação Escolar crie sua conta ou efetue o login:

Registre-se no Portal Login

Sobre a Comunidade

Bem-vindo(a) à Página Pública da Comunidade Alimentação Escolar - CAE. Nesta página você tem acesso a informações e arquivos básicos relacionados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.


Porém, para se tornar um membro é necessário estar registrado no Portal do Territórios da Cidadania. Após registro, receberá em seu e-mail login e senha que o permitirá entrar no Portal e se cadastrar na Comunidade. Todo esse processo é muito rápido!

Na Comunidade há espaço para todos os atores envolvidos no sistema de compra e venda de no mínimo 30% de alimentos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: agricultores, nutricionistas, gestores públicos, organizações da Agricultura Familiar, membros do CAE e COMSEA, extensionistas.

Além de receber informações importantes em seu e-mail como comunicados sobre publicações de Chamadas Públicas e implementação da lei em seu Estado, você poderá participar dos fóruns de discussão, colocar questionamentos, saber se há problemas parecidos com os seus e como estão sendo resolvidos. Além disso, há também sub-comunidades para reunir cada um desses grupos nos assuntos particulares.. Assim, as nutricionistas poderão discutir os cardápios, os agricultores a questão da DAP, os gestores públicos a chamada pública e a prestação de contas e assim por diante.


A Comunidade Alimentação Escolar é um espaço de diálogo e articulação entre os atores envolvidos no processo de compra e venda de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar por meio da Lei n. 11.947/09. Esta determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar para a compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

A proposta é formarmos uma grande rede, ligando os pontos e os profissionais envolvidos com a compra da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar. Afinal, um galo sozinho não tece uma manhã...

 

Tecendo a manhã

                                              João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele lançou
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes lançou
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

 


 

Categorias desta comunidade

Compreenda como funciona a compra e venda de produtos da agricultura familiar

Entenda a agricultura familiar na alimentação escolar

Dados Estaduais e Municipais

Confira as informações estaduais e municipais sobre agricultura familiar e alimentação escolar como: valor do repasse anual e 30%, alunado, forma de operacionalização da compra, numero de agricultores e DAPs, legislação fiscal, contatos das superintendências CONAB.

Legislação

Leis, normativos, resoluções, decretos e demais legislações a respeito da compra e venda da agricultura familiar para a alimentação escolar.

Imprensa, Publicações e Materiais de Divulgação

Matérias, publicações, folhetos e audiovisuais.

Oficina da REACAF (Rede de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar

Apresentações da REACAF: avaliação das atividades de 2009 e planejamento para 2010

Curso de formação para compra e venda de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar

Apresentações do Curso realizado em Brasília/DF (março/2010)

Artigos Acadêmicos

Espaço para a divulgação de conteúdo teórico sobre os assuntos relacionados à implementação da Lei 11.947/09 seus antecedentes e consequências.

CHAMADAS PÚBLICAS

Chamadas Públicas para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar por meio da Lei nº 11.947/2009